quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curiosidades e ironias nas esquinas pelotenses

Dia desses, depois de comprar alguns livros na feira do livro de Pelotas, resolvi sentar na Doçaria Pelotense pra tomar um suco e espantar o calor. Enquanto eu olhava pela janela contando até dez pra não pular no pescoço da garçonete mal humorada que trouxe meu suco de abacaxi sem gelo, me dei conta de uma coisa bastante curiosa. Já passei inúmeras vezes pela XV de Novembro e nunca me dei conta da ironia que envolve os estabelecimentos das esquinas defrontes desta mesma rua com a rua Sete de Setembro.
Em uma delas, está a Doçaria, onde eu estava sentada, e na outra, o Café Aquarius. Pontos tradicionais onde se pode encontrar desde senhorinas fofas a crianças, e desde simpáticos senhores aposentados a rapazes (ui, que brega!), respectivamente. Uma clara divisão entre homens e mulheres. As mulheres, normalmente se sentam na Doçaria para comer um docinho, tomar um chá e fazer uma pausa nas compras, por exemplo. Já os homens, se juntam para conversar sobre política, atualidades ou simplesmente para tomar um café.
Sempre fomos educados assim. Azul é de menino, rosa é de menina. Homem fala de futebol e mulher de novela. Mulher é delicada e homem pode falar palavrão. Porém, de alguns anos pra cá, esta estrutura vem sendo modificada.
Um dos, e talvez o principal motivo para tal acontecimento, foi a libertação da mulher e seu ingresso no mercado de trabalho. Nós mulheres, provamos que somos capazes de discutir sobre política, futebol e temos tanta capacidade quanto, ou até mais que os homens para trabalhar seja em escritórios ou qualquer outro lugar. Porém, ainda o trabalho masculino é mais valorizado, e infelizmente mais bem pago.
E é por isso que eu afirmo: a libertação das mulheres só será completa quando formos tratadas com igualdade e respeito por todos. Senão, a velha divisão entre homens e mulheres não vai ficar restrita somente a ironia das esquinas pelotenses...

3 comentários:

Biia. disse...

Foste muito gentil com a descrição do café Aquarius. Aquilo é o antro da fofoca masculina pelotense. E olha que defendo a posição de que a fofoca masculina é ainda pior que a feminina!

jess disse...

Adorei o texto. Bem escrito e estruturado.
Concordo com a Bia também :)
Faltou só enfatizar que os homens ficam cuidando as mocinhas dos arredores em frente ao café aquarius.

Beijo Isa

Cauê disse...

Tá certo que foram exageradas as diversas injustiças impostas às mulheres durante tantos anos, mas daí a querer receber o mesmo salário que um homem pelo mesmo trabalho é brincadeira, né?